quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Visita à Mundet

Visita à Mundet (descobertas matemáticas)

No dia 22 de Outubro fomos ( 4º B, Prof. Sandra Mendes) visitar a Mundet e fazer algumas descobertas matemáticas. Melhor dizendo, fomos brincar com a Matemática e aprender muito sobre a cortiça.
Primeiro, vimos um filme sobre a viagem da cortiça desde que é retirada dos sobreiros até ser trabalhada para fazer rolhas, palmilhas e até, calculem, para fazer folhas de papel de cortiça.
Em seguida, fomos ver alguns sobreiros, aprender sobre eles, a que família pertencem, como são os seus primeiros anos de vida, quando se pode extrair a cortiça dos sobreiros, de quantos em quantos anos se pode repetir essa extracção, etc. Depois, medimos o perímetro do sobreiro com uma fita métrica e preenchemos uma ficha.
Por fim, visitámos a exposição sobre a cortiça e fizemos três actividades: classificamos objectos de cortiça na exposição; ordenamos as fases de transformação da cortiça e brincamos com rolhas.
Adoramos esta visita!

10 comentários:

Anónimo disse...

O texto está interessante.

Anónimo disse...

Gostei de ver as fotos e o passeio foi espectacular! leonor 4º A

Anónimo disse...

Gostei muito de ir á visita na mundet foi muito giro fazer os jogos matematicos eu e os meus colegas do 4ºB fizemos 3 grupos para fazer os jogos isto é o que eu tenho para dizer se quiserem saber mais leiam o nosso resumo.
UM grande beijo para a minha professora e para os meus colegas

BEATRIZ COSTA 4ºB

Anónimo disse...

Gostei muito da visita a mundet dos jogos de matematica nao sabia que havia papel de cortiça,fizemos muitos jogos e diverti-me imenso e os meus colegas tambem .

João Gomes
4ºB

Anónimo disse...

Esta visita foi, de certeza, muito importante para vocês, aprenderam mais sobre a história do nosso concelho e enriqueceram os vossos conhecimentos a nível da área de Matemática.Parabéns! Comentário da Professora que está, na vossa sala, no horário da manhã.

Anónimo disse...

Foi uma visita espetacular e achei piada as calças, de cortiça e vimos um filme sobre os sobreiros e que só ,de 9em 9 anos é que se pode tirar cortiça . Gostei muito dos jogos MATEMATICOS. Principalmente do das rolhas. E agradeço a´diretora e á NOSSA
professora Sandra MENDES POR TEREM PROGRAMADO A VISITA.

Anónimo disse...

foi giro pois achei graça as calças de cortiça,e vi o mapa mundo em cortiça e vimos o filme que explica o que a cortiça passa antes de se transformar nos nossos utensilios . E agradeço a diretora da escola ea nossa professora Sandra Mendes. Rafael figueiredo 4ºB

Anónimo disse...

Eu e os meus colegas fomos à mundet a antiga fabrica da cortiça aprendemos muitas coisas sobre a cortiça . Um abraço para os meus colegas do Rui .

Anónimo disse...

ola eu gostei muito de ver as fotos dq vesita de estudo ha mundet...domingas 4b .

Anónimo disse...

A visita á mundet foi boa.
Conhecemos a mundet num video que a senhora nos amostrou.
Vimos o papel de cortiça, calças de cortiça e outras coisas de coriça.
Também jogamos jogos para aprendemos o que é e como a cortiça.
Abraços para a turma do 4ºB.
Ricardo 4ºB