quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Os pintos a crescer e nós a aprender...

A Fundação Ilídio Pinho promove todos os anos um concurso: o Prémio Fundação Ilídio Pinho "Ciência na Escola" que pretende motivar os alunos para a aprendizagem das ciências exactas – matemática, física, química, biologia, etc. – e para outras áreas prioritárias da Fundação Ilídio Pinho: Ciências da Vida e Novas Tecnologias da Informação e Comunicação. Para este ano lectivo, o tema escolhido foi: Biologia/Ciências da Terra e da Vida.
O concurso envolve quatro escalões, sendo o 2º Escalão constituído por projectos que envolvem turmas do 1º Ciclo de Ensino. Este encontra-se dividido em duas fases. A primeira decorreu de Setembro a Dezembro e consistiu na apresentação das propostas de projectos ao concurso de ideias. Nesta primeira fase concorreram 701 projectos, dos quais 351 passaram à 2ª fase. Esta última fase tem uma avaliação intercalar em meados do mês de Março e termina em 20 de Maio com a apresentação do relatório final dos projectos. O primeiro prémio para o 2º escalão é de um valor de 10.000 euros.
A nossa escola, consciente da importância do projecto e das oportunidades por ele geradas para a criação de um contexto estimulante e facilitador de diferentes aprendizagens, envolvendo os alunos, tanto na vertente emocional como intelectual, em diversas actividades que permitam experienciar sensações e vivenciar novos conhecimentos, concorreu com o projecto Os pintos a crescer e nós a aprender, cientificamente falando e agindo.

Este projecto contempla a criação de um galinheiro. O Sr. Domingos, marido da D. Isabel, uma das nossas assistentes operacionais, tem sido muito nosso amigo e, com a ajuda dele, o galinheiro está quase pronto.
Vejam algumas das nossas fotografias:


Os alunos do 4º ano andam a estudar a área e o perímetro. Hoje, foram descobrir quanto tem de área e de perímetro o nosso galinheiro.Foi interessante vê-los exercitar aquilo que andam a aprender na área da matemática.

Sem comentários: