quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

O baile na biblioteca


Requisições domiciliárias -1º período

A biblioteca escolar em articulação com as professoras titulares promovem as requisições domiciliárias como uma das formas de incentivo à leitura de modo a induzir nos alunos o gosto pelos livros e o prazer da leitura.
Todas as turmas, com exceção do 1º ano que vai iniciar as requisições no 2º período, passaram pela biblioteca e procederam à requisição de livros. Trata-se de uma atividade que se pretende semanal, o que nem sempre é possível tal como revelam os números.


As turmas A e B do 2º  ano estão de parabéns pelo número de requisições que fizeram durante o primeiro período!

A importância da leitura


O gosto pelos livros e pela leitura deve ser incentivado desde a mais tenra idade, primeiro através da imagem e do contar ou ler histórias e depois através da leitura orientada ou individual, pelo que o empenho nesta área dos encarregados de educação, educadores e professores num trabalho colaborativo com as bibliotecas escolares e municipais se reveste da maior importância. É bem verdade que de “pequenino se torce o pepino”.

sábado, 24 de dezembro de 2016

A Missa do Galo

A poucas horas da Consoada deixo o texto

A Missa do Galo
Na noite de breu do meu Alentejo, quando o Natal se avizinhava e o 24 de dezembro caminhava, horas tardias, para a Missa do Galo, havia no ar fumo e cheiro a azinho queimado nas lareiras e o agradável odor do azeite a fritar as filhós e as azevias.
De vez em quando, das pedras da rua, chegavam-nos passos apressados de bota alentejana cardada a caminho do aconchego  da lareira. Da porta da rua vislumbravam-se, ao fundo da rua, os vultos envoltos em capotes e samarras de pele de raposa.
Noite dentro, meia-noite nascida, a igreja acolhia o ritual da Missa do Galo e beijava-se a imagem do Menino Jesus.
O presépio era construído, semanas antes, com o mais belo musgo das pedreiras da ribeira do Mato  Brito que a meninada da catequese recolhia com o ânimo e a alegria de operários que recolhem os elementos e os materiais para a construção do mundo da sua imaginação: o presépio da igreja da aldeia, com todas as figuras a que tinha direito, segundo os cânones de então.
Volto sempre ao Natal da minha aldeia.
Por vezes recordando, mas volto sempre, que essa é a grande capacidade da nossa imaginação: voltar sempre ao lugar da nossa felicidade que é quase sempre o lugar onde fomos meninos. (p.45)


Porfírio, Manuel, (2016).30 Contos de Réis e outras histórias. Lisboa: Edições Colibri 

quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

Votos de Boas Festas


Vamos ouvir o poema "História antiga" de Miguel Torga


História antiga de Miguel Torga

Deixamos um poema de Miguel Torga que esperamos seja do vosso agrado.

História antiga

Era uma vez, lá na Judeia, um rei.
Feio bicho, de resto:
Uma cara de burro sem cabresto
E duas grandes tranças.
A gente olhava, reparava e via
Que naquela figura não havia
Olhos de quem gosta de crianças.

domingo, 11 de dezembro de 2016

A noite de Natal de Sophia de Mello Andresen

Porque o livro do mês de Dezembro é "A noite de Natal" de Sophia de Mello Andresen, deixamos este vídeo realizado a partir desta obra. Esperamos que gostem.

Ação Plasticologia Marinha – Oceanário de Lisboa

Ação didática na área da educação ambiental, intitulada Plasticologia Marinha,  dirigida a alunos de 1.º e 2.º ciclos da Área Metropolitana de Lisboa e do Distrito do Porto.
O objetivo fundamental desta ação é a de sensibilizar e educar para a problemática do plástico nos oceanos.

Inscrevemos as turmas de 3º e 4º ano das escolas de 1º ciclo do Agrupamento e as turmas de 5º ano da Escola Básica de Corroios. Já sabemos que fomos selecionados, o que será certamente uma mais valia para os nossos alunos. As ações irão decorrer no 2º período.

Programa Escritores no Palácio de Belém

Interessante esta iniciativa!
O programa destina-se a suscitar encontros de entre leitores dos vários níveis de escolaridade com escritores, cujas obras se encontram recomendadas pelo Plano Nacional de Leitura, e ainda a proporcionar aos participantes a possibilidade de visitarem os jardins do Palácio de Belém e o Museu da Presidência da República. Cada sessão terá a duração total de cerca de duas horas (uma hora para o encontro e outra para as visitas).
Estão inscritas duas turmas de 4º ano. Agora resta-nos aguardar!